sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Live in ROCK in RIO!




Oi galera!

Nesses últimos dias aconteceu aqui no Brasil um dos maiores festivais de música do MUNDO, e apesar de não ter ido curtir de pertinho eu estive acompanhando a distância cada minuto!

O festival que foi até o dia 22 de setembro, e depois de me arrepiar até  alma com 30 Seconds to Mars, pensei que um post sobre esse festival pudesse ser bastante útil, até pra quem quer se preparar para o próximo festival previsto para 2015 (eu!).

Aos curiosos e interessados, o Rock in Rio nasceu no Brasil e foi idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina (abençoado seja).

Realizado pela primeira vez em 1985, no Rio de Janeiro (daí o porque do nome), sendo, desde sua criação, reconhecidamente o maior festival musical do mundo.

Em 2004, o evento tomou proporções mundiais com a realização da primeira edição no exterior, em Lisboa, Portugal.

O Rock in Rio já teve 12 edições, sendo quatro no Brasil, cinco em Portugual e três na Espanha. Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid.

Para receber os artistas e cerca de 1,5 milhões de pessoas que compareceram na primeira edição do festival, foi construido no Rio de Janeiro a "Cidade do Rock" que contava com o maior palco do mundo já construído até então (5 mil metros quadrados de área), além de dois imensos fast foods, dois shopping centers com 50 lojas, dois centros de atendimento médico e uma grande infra-estrutura que infelizmente foi demolida após a realização do evento, por causa de "irregularidades" na utilização do terreno (invasão mesmo!).

A segunda edição aconteceu em 1991, no estádio do Maracanã e recebeu 700 mil pessoas durante os nove dias de evento, e em 2001 realizou-se a terceira edição aqui no Brasil, com a nova construção da "Cidade do Rock" no mesmo local da primeira, com a capacidade de 250 mil espectadores por dia e "tendas" alternativas onde realizaram-se concertos paralelos aos do palco principal. Havia tendas de música eletrônica ("Tenda Eletro"), música nacional ("Tenda Brasil", na qual artistas brasileiros apresentavam-se), música africana ("Tenda Raízes") e música mundial ("Tenda Mundo Melhor"), padrão de se observa até hoje, com algumas mudanças que ocorreram durante as demais edições.

O evento de 2001 recebeu a legenda de "Por Um Mundo Melhor", o que se marcou com o ato simbólico de observação de três minutos de silêncio antes do início das apresentações no primeiro dia do evento. Às 19 horas do dia 12 de janeiro de 2001, três mil rádios e 522 TVs silenciaram pela melhoria do mundo. O início e o fim do ato foram marcados pelo toque de sinos e pela libertação de pombas brancas, representando um pedido pela paz mundial, mal sabiam eles sobre o 11 de setembro.

A quarta edição do festival no Brasil aconteceu 10 anos depois da terceira, em 2011, e teve apresentações das bandas: Sipknot, Marron 5, Coldplay, System of a Down, Stone Sour, Motörhead, Sepultura, Metallica, Angra, Guns n' Roses entre outras, deu pra ver que foi bom, né?

A "Cidade do Rock" construída para o Rock in Rio III, permanece montada e é a que foi utilizada no Rock in Rio V (edição de 2013).

É isso pessoal!  Espero que tenham gostado! Alguém aí foi para o RiR ou acompanhou cada minutinho? Quais bandas vocês mais gostaram?

Abs, Íbi.










































Fonte: Wikipedia (salvando vidas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário